Você se preparou durante nove meses, preparou tudo, arrumou o enxoval, a decoração do quarto, cada detalhe. E quando ele realmente chega, chegam também as dúvidas.Os primeiros dias em casa são realmente de adaptação.Para que você não sofra segue algumas dicas:
Dar o primeiro banho sempre deixa toda mamãe insegura.Na maternidade sempre tem alguém para ajudar, e em casa nem sempre é possivél contar com a ajuda da vovó ou de uma profissional.
No primeiro mês a água deve ser sempre fervida e temperada em seguida. A mamâe deve usar sabonete neutro e fazer na hora mais quente do dia . Segure com firmeza a criança, a cabeça deve ser a ultima à ser lavada, deixar a toalha à mão e não expor a criança a corrente de ar. (feche todas as janelas e separe tambem a roupinha antes de iniciar o banho) Isso evita que o bebê tenha soluços.O mais importante é curtir o momente com tranquilidade.
Passar as noites em claro é comum por causa das famosas cólicas do bebê.
Nos três primeiros meses não tem como evita-las, mas evite comer coisas doces, frituras e bebidas gasosas como refrigerantes, para não intensificar o problema.As cólicas são comuns e dispensam tratamentos.
Como evitar assaduras e como deve ser feita a troca de fraldas?
A mamãe deve sempre fazer a higienização a cada troca de fraldas, usando água morna , sabonete neutro e algodão, secar bem e aplicar um protetor de pele e cicatrizante (as famosas pomadas contra assaduras).
A franda deve ter um espaço de dois dedinhos ao ser fechada , assim evita que aperte a barriguinha tão delicada do bebê.
O umbigo também pede cuidados especiais, ja que pode ser contaminado por infecções.
Como o umbiguinho deve ser curado? O "tratamento" deve ser feito com o auxílio de cotonete embebido com álcool 70% (comprado em farmácias), uma vez ao dia, pelo menos, e até completar 28° dias de vida. Ao primeiro sinal de infecção, consultar o pediatra para maiores cuidados.
É normal o bebê soltar um pouco de leite após as mamadeiras. Quando isso pode ser encarado como refluxo?
Toda criança que se preza regurgita ou até mesmo vomita após ou durante a mamadeira. Isso por causa do ar que ela respira ao sugar o leite. Assim entra ar nos pulmões via traqueia e também no estômago, pois o mesmo não possui uma tampinha protetora (traqueia) como os pulmões. Até o 4º mês isso pode ser considerado normal, mas se o sintomas for exessivo e ultrapassar os três ou quatro meses de vida, pode ser sim refluxo e precisa ser diagnosticado. Por isso observe atentamente seu bebê e consulte sempre o pediatra.
Quando e qual a frequência de visitas que devo fazer ao prediatra?
Acompanhar o desinvolvimento da criança pelo pediatra é fundamental. Isso deverá ser feito logo que sair da maternidade e mensalmente até o fim do primeiro ano de vida e a cada 2 ou 3 meses durante o segunda ano. É o médico que irá te auxiliar quanto as vacinas e também todos os cuidados com seu bebê.
Ufa!!! Depois de tudo organizado e esclarecido, a mamãe e o papai agora só precisa curtir.Mas não esqueça , passar tranquilidade ao bebê torna tudo mais facil!!!